segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O Mercosul e a Democracia Regional na UFPE


O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e o Núcleo de Estudos de Política Comparada e Relações Internacionais da UFPE organizam o evento “O Mercosul e a Democracia Regional: reflexões acerca do Parlasul". O seminário será realizado nos dias 6 e 7 de outubro na Faculdade de Direito do Recife e no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE. Confira a programação e maiores informações em http://eventomercosul.blogspot.com/

domingo, 27 de setembro de 2009

PSDB tem candidato assumido

O sociólogo pernambucano Antonio Lavareda aceitou o convite do PSDB para disputar uma vaga no Parlasul, conforme noticiou o Jornal do Commercio.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Parlasul terá sessão em Brasília


A próxima reunião plenária do Parlamento do Mercosul está prevista para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro em Brasília, às vésperas do fim do prazo para aprovação, pelo Congresso Brasileiro, do projeto de lei que regulamentará as eleições diretas para o Parlasul em 2010.

Na reunião, entre outros assuntos, devem ser debatidas a reforma da Declaração Sócio-laboral do Mercosul, de 1998 (http://www.somosmercosur.net/boletin/hay-consenso-en-el-parlamento-para-dar-luz-verde-a-la-reforma-de-la-declaracion-sociolaboral-que-pasara-a-ser-protocolo.html) e a criação de um Observatório de Energia (http://www.hojenoticias.com.br/direito/parlasul-tera-observatorio-de-energia/).

Nova interpretação ainda possibilita eleições para o Parlasul em 2010

Inicialmente, o final de setembro havia sido fixado como prazo máximo para a aprovação desse projeto [eleições para o Parlasul], devido à obrigatoriedade de se estabelecerem novas regras um ano antes das eleições. Mas o prazo pode ser ampliado até dezembro segundo uma nova interpretação da legislação, mencionada na reunião pelo deputado Dr. Rosinha (PT-PR), relator, na Câmara, do projeto que regulamenta as eleições para o Parlamento do Mercosul.
Segundo Rosinha, diversos consultores da Câmara concordam com a interpretação segundo a qual, por ser um tipo novo de eleição, e não uma mudança de regras vigentes, não haveria necessidade de um ano de intervalo entre a aprovação do projeto e as eleições. Ele informou aos demais integrantes da representação que a tese era vista com simpatia pelo presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer.

Veja a íntegra da notícia em http://www.senado.gov.br/Agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=95535&codAplicativo=2&codEditoria=55

Parlasul realiza 19ª sessão plenária

No último dia 21 de setembro, em Montevidéu, foi realizada mais uma reunião plenária do Parlamento do Mercosul. A sessão foi marcada pelo repúdio ao golpe de Estado em Honduras e por protestos de advogados e jornalistas venezuelanos que tentavam participar da reunião da Comissão de Direitos Humanos. Veja informações sobre a reunião em www.parlamentodelmercosur.org
Para uma síntese das manifestações dos parlamentares brasileiros na sessão, veja http://www.senado.gov.br/pedrosimon/noticias1.asp?noticia=4740 e http://www.senado.gov.br/AGENCIA/verNoticia.aspx?codNoticia=95555&codAplicativo=2

Parlamento do Mercosul apóia Latinoamericana - Música para a integração

Promover la integración y el diálogo entre los países de la región. Difundir la diversidad cultural del continente. Mostrar las semejanzas y las diferencias culturales que existen entre los países latinoamericanos. La lista podría no tener fin, pero si tuviera que resumirse en pocas palabras, esos serían los principales objetivos a los que apunta Latinoamericana. Música para la integración, el ciclo con el que el Centro de Formación para la Integración Regional (CEFIR), la agencia alemana de cooperación InWEnt, la red de Mercociudades y el Parlamento del Mercosur -en el marco de la presidencia semestral uruguaya y como antesala a la Cumbre Social del Mercosur- apuestan a difundir los valores de la integración regional.
En esta primera experiencia, la organización prevé la realización de cuatro shows en la sala Zavala Muniz del Teatro Solís de Montevideo, todos los días lunes de octubre. En cada fecha se estará presentando un artista extranjero junto a un artista local, produciéndose de esa manera un intercambio en escena sumamente enriquecedor tanto para los artistas como para el público. En esta ocasión, Latinoamericana promoverá el encuentro entre los países de la región, específicamente Argentina, Brasil, Chile, Paraguay y Uruguay, aunque con vistas al cierre del ciclo -que tendrá lugar en el mes de diciembre en el Teatro de Verano de la capital uruguaya y en paralelo a la Cumbre Social- también se incorporará a Bolivia y Venezuela.

Veja a íntegra da notícia no Portal Somos Mercosur: http://www.somosmercosur.net/boletin/latinoamericana-la-musica-como-lenguaje-universal-para-la-construccion-de-identidad-y-la-consolidacion-de-una-ciudadania-regional.html
Veja também o portal do evento: http://www.latinoamericana.com.uy/

Parlamento Europeu define presidência de delegações


O Parlamento Europeu elegeu semana passada os presidentes das delegações inter-parlamentares para relações com terceiros países ou regiões. No tocante à América Latina, a maioria continua comandada por parlamentares ibéricos. A delegação para o Mercosul é presidida pelo dinâmico eurodeputado espanhol Luis Yáñez-Barnuevo.

Veja a composição das presidências das delegações para a América Latina:
- Eurolat
Presidente : Ignacio Salafranca (EPP, ES)
1 vice-presidente: Luis Manuel Capoulas Santos (S&D, PT)
2 vice-presidente: Gianni Vattimo (ALDE, IT)
3 vice-presidente: Ricardo Cortes Lastra (S&D, ES)
4 vice-presidente: Amalia Sartori (EPP, IT)
5 vice-presidente: Tomasz Piotr Poreba (ECR, PL)
6 vice-presidente: Norbert Glante (S&D, DE)
7 vice-presidente: Willy Meyer (GUE/NGL, ES)
- Comunidade Andina
Presidente : José Manuel García-Margallo y Marfil (EPP, ES)
1 vice-presidente: Dacania Octavia Sarbu (S&D, RO)
2 vice-presidente: Izaskun Bilbao (ALDE, ES)
- Centroamérica
Presidente : Emine Bozkurt (S&D, NL)
1 vice-presidente: Carlos José Iturgaiz Angulo (EPP, ES)
2 vice-presidente: Ilda Figueiredo (GUE/NGL, PT)
- Mercosul
Presidente : Luis Yáñez-Barnuevo (S&D, ES)
1 vice-presidente : decision postponed (EPP, PT)
2 vice-presidente: Véronique Mathieu (EPP, FR)
- México
Presidente: Ramon Jáuregui (S&D, ES)
1 vice-presidente: Santiago Fisas Ayxela (EPP, ES)
2 vice-presidente: Markus Ferber (EPP, DE)
- Chile
Presidente : Maria Paloma Muñiz De Urquiza (S&D, ES)
1 vice-presidente: Luis de Grandes Pascual (EPP, ES)
2 vice-presidente: decision postponed (EPP, EL)
Com informações CELARE

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O jogo de luzes e sombras do Mercosul

O ano de 2009 surpreendeu o Mercosul completando a sua maioridade. Os 18 anos de vida do processo – seja em retrospectiva ou em projeção no tempo – revelam, de um lado, halos de sombras e, de outro, certos sinais de claridade, iluminando um caminho que – lamentavelmente – não é aquele pelo qual habitualmente transita.
O processo sul-americano é gerado em uma instância temporal que bem se pode considerar um verdadeiro ponto de inflexão no transcorrer da história. Estratégias que modificam a estrutura mundial coincidem no tabuleiro sobre o qual os países – atuando como bispos, torres, peões e reis – movem-se, provocando modificações cujos eflúvios impregnam o contexto ideológico, ao mesmo tempo em que promovem alinhamentos geográficos e dão lugar a dinâmicas operativas inovadoras.

Leia a íntegra do artigo de Adriana Dreyzin no periódico Pontes Bimestral: http://ictsd.net/i/news/pontes/53552/

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Entrevista com presidente do Parlasul

O programa Diplomacia, da TV Senado, apresenta entrevista exclusiva com o ex-líder tupamaro Juan José Domínguez, o novo presidente do Parlamento do Mercosul.
Quando:
19/9, sábado, às 11h30
20/9, domingo, às 9h e 16h30


http://www.senado.gov.br/TV/

sábado, 12 de setembro de 2009

Em compasso de espera

Os esforços para um entendimento sobre a eleição para o Parlasul em 2010 continuam tanto no âmbito do Mercosul, quanto no âmbito do Congresso Nacional brasileiro. Mas ainda persistem alguns obstáculos : 1) a resistência paraguaia quanto a proporcionalidade dos representantes de cada Estado e 2) a falta de interesse dos congressistas brasileiros em fazer avançar esta pauta na agenda política nacional.
Para mais informações: http://www.parlamentodelmercosur.org/portugues_noticia_home.asp?i=1&id=450