domingo, 24 de maio de 2009

A Europa vai às urnas


De 4 a 7 de junho desse ano, 367 milhões de europeus elegerão seus 736 representantes no Parlamento Europeu para um mandato de cinco anos. Essa assembléia corresponde ao braço legislativo do sistema político da União Européia. Representa os cidadãos dos 27 Estados-membros e, juntamente com o Conselho, é responsável pela aprovação da normativa proposta pela Comissão. Possui também um importante papel de controle dos atos executivos comunitários.

O Parlamento Europeu reúne-se para as sessões plenárias mensais em Estrasburgo, na França, região símbolo da reconciliação franco-alemã e da integração européia. Mas os gabinetes dos deputados e as secretarias das comissões localizam-se em Bruxelas, na Bélgica, onde também se situam as demais instituições da UE.

O Parlamento iniciou como a Assembléia Comum da Comunidade Européia do Carvão e do Aço, de 1951. Em 1957, com a criação da Comunidade Econômica Européia, sucedeu-a a Assembléia Parlamentar Européia, mas os membros ainda eram indicados pelos congressos nacionais. Em 1962, os parlamentares aprovaram uma resolução instituindo a denominação Parlamento Europeu, apenas reconhecida oficialmente em 1983. As primeiras eleições diretas aconteceram em 1979, com a eleição de 410 deputados de 9 países com a mais alta taxa de participação já registrada: 63%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário