sábado, 17 de julho de 2010

Cúpula Brasil - União Européia


Brasília, 14 jul (EFE)- O Brasil e a União Europeia (UE) renovaram nesta quarta-feira sua vontade de chegar a um acordo comercial entre o Mercosul e o bloco europeu, embora reconheceram que "não será fácil" e que será necessário "convencer" setores e países que se opõem. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como os presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão Europeia (órgão executivo da UE), José Manuel Durão Barroso, coincidiram nesta quarta-feira na quarta Cúpula Brasil-UE no ponto de que o acordo beneficiará ambas as partes, mas também que existem "dificuldades".
Lula as citou em parte e se comprometeu a tentar "convencer a França" de "o que um acordo pode oferecer a todos". França, Irlanda, Polônia e outros países europeus com um forte setor agrícola expressaram receios diante da retomada das negociações entre UE e Mercosul.
Lula disse inclusive que, durante a Presidência rotativa do bloco sul-americano, que o Brasil assumirá em agosto, está disposto a apelar para sua amizade com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, para convencê-lo da importância do acordo. Lula minimizou o impacto das barreiras impostas pela Argentina a produtos do setor agroalimentar em defesa de sua indústria, que foram alvo de críticas da UE, e assegurou que a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, mantém "uma forte vontade" de chegar a um acordo com o bloco europeu. Leia aqui a reportagem na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário