Agência Câmara - Representantes do Grupo Interparlamentar União Europeia (UE) – Mercosul defenderam o fim do protecionismo como forma de enfrentar as desigualdades entre os dois blocos econômicos. O assunto foi discutido durante a 5ª Sessão Ordinária da Assembleia Parlamentar Euro-Latina (Eurolat), em Montevidéu, no Uruguai, na última quarta feira (18). A Eurolat busca consolidar o diálogo político entre os países europeus e os da América Latina e Caribe.
Os participantes do encontro também assumiram o compromisso de prosseguir o debate sobre o tema imigração, levando adiante objetivos e prioridades comuns. Assim, os blocos sinalizaram dar continuidade ao Acordo de Associação Estratégica UE-Mercosul, realizado em novembro de 2010, em Cuenca, no Equador. Na ocasião, os parlamentares definiram a importância da integração birregional como meio de promoção do desenvolvimento sustentável. Os caminhos para o cumprimento dessa meta estão pautados em justiça social, diversidade cultural, soberania e autodeterminação de seus povos.
Os debatedores destacaram ainda a importância de estreitar os laços históricos entre os blocos. O Brasil foi representado na reunião pelo deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR).
Mais informações sobre a Eurolat.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário