Em sua última reunião, dia 7 de outubro, a Representação brasileira no Parlasul confirmou a realização da sessão plenária em Brasília, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
A Representação também aprovou o Projeto de Lei 186/2009 para a criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). O relator do projeto, dep. Dr. Rosinha (PT-PR), acredita que ele é estratégico para o Mercosul e principalmente para o Parlamento Regional. "A livre circulação de pessoas tem dois vetores essenciais: o do mercado de trabalho e o da educação. Do nosso ponto de vista, o vetor da educação é o mais importante para a criação da cidadania do Mercosul (...) A criação da UNILA é um empreendimento histórico e representa passo fundamental para a construção de uma mentalidade de integração regional, fundamentada nos valores mais relevantes para o século que vivemos: a valorização da diversidade, o combate à discriminação, a cultura da paz, a tolerância e a solidariedade", disse o deputado.
Outro destaque da reunião foi a aprovação da Mensagem 553/2009, com o acordo sobre tráfico ilícito de migrantes dos países do Mercosul, da Bolívia e do Chile. O objetivo é combater esse tipo de tráfico, além de promover a cooperação e o intercâmbio de informação entre os Estados Partes.
Com informações da Agência Senado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário