terça-feira, 2 de junho de 2009

Projetos em disputa na Europa

O Jornal Le Monde traz um resumo esquemático das propostas dos partidos franceses para as eleições ao Parlamento Europeu que acontecem essa semana.

Em matéria internacional, o Partido Socialista (Grupo Socialista no PE) propõe uma carta para a integração dos imigrantes e um sistema comum europeu de acolhida dos refugiados. Por outro lado, defende um aumento na luta contra a imigração clandestina e prevenção da "fuga de cérebros" na Europa. Defende ainda mais direito de voto para os países pobres no FMI, cooperação ao desenvolvimento e humanitária reforçadas, distribuição de medicamentos e suporte à segurança alimentar e à economia solidária nos países sub-desenvolvidos.

A União por um Movimento Popular (Partido Popular Europeu), partido do presidente francês, sustenta uma melhor cooperação policial entre os países europeus e a aplicação do Pacto Europeu sobre Imigração e Asilo, do qual faz parte a Diretiva do Retorno. O programa menciona também o reforço das capacidades industriais militares na Europa e a segurança alimentar dos países mais pobres.

Consulte as propostas dos demais partidos em http://www.lemonde.fr/elections-europeennes/article_interactif/2009/06/02/elections-europeennes-les-programmes-par-partis_1199984_1168667.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário